quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dicas para usar tapetes na decoração

Em clima de inverno, aquele friozinho convida a aquecermos o ambiente. Um dos itens que podem aquecer são os tapetes. Os tapetes são complementos essências e cabem em todos os ambientes. Trazem aconchego e absorvem os sons dos passos. Para quem tem alergia todo cuidado é pouco na escolha do tapete, e não se esqueça de uma constante manutenção devido aos ácaros.
Mas você quer dicas:

Para salas de estar: cuidado com a proporção do tapete em relação ao sofá. Se você tem mesa de centro prefira os tapetes com padrão de estampa global. Deve ter a largura mínima do sofá e pode ou não entrar embaixo dele.


Para salas de jantar: o tapete deve abrigar as cadeiras quando abertas, assim não terá problemas para sentar. É o mais adequado ao ambiente, se isso não for possível evite o tapete. Neste caso pode trabalhar detalhes no piso. Aqueça o ambiente com cortinas, quadros e acessórios.


Como usar tapete nos quartos?
Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente - uma versão elegante dos três tapetinhos que antes circundavam o móvel. Nos quartos com carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre a função de aconchego.

Com relação a cores: procure trabalhar um composê, de modo que a cor do sofá apareça em detalhes do tapete. E se o ambiente tiver mais de um tapete é interessante que eles tenham uma cor básica entre si.
Para áreas de intensa circulação os tapetes com estampas detalhadas e mais trabalhadas permitem uma manutenção mais esparsa. Principalmente em ambientes comerciais e halls.



Você pode usar e abusar dos tapetes, mas cuidado com a harmonia, e nunca encoste um tapete no outro. Eles complementam qualquer ambiente, cada tipo para o espaço em questão. Modernos, tradicionais, orientais ou rústicos, sempre há um para seu espaço.

Vale a pena lembrar que este item de decoração pode ser um destaque do seu ambiente ou apenas complementá-lo com harmonia e criando um ambiente agradável, acolhedor e até sofisticado! Visitando o blog encontrará outras postagens. Qualquer dúvida entre em contato e peça uma consultoria.  Ou poste sua dúvida e responderei o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário